Somos uma OSC - Organização da Sociedade Civil de Assistência Social, com fins não lucrativos que presta serviços gratuitos e sem qualquer discriminação do público atendido.

Da doação testamentária à expansão pela cidade

1931

O Aprendizado Doméstico Sant’Ana, também denominado Casa Sant’Ana, foi fundada em 02 de julho de 1931, pela Arquidiocese de Campinas. É uma Associação de Assistência Social, com fins não econômicos, com sede a Rua Barão de Jaguara, 297, na cidade de Campinas –SP. A Casa Sant’Ana presta serviços gratuitos e sem qualquer discriminação do público atendido, de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pelo Conselho Municipal de Assistência Social.

Inaugurada em 02 de julho de 1931, por doação testamentária de Da. Anna Pinto Freire, ao Bispado de Campinas, destinava-se a “sólida formação religiosa e bem orientada formação doméstica das jovens órfãs e menores carentes, procurando “reajustá-las na sociedade”.

1950

D. Francisco de Campos Barreto, bispo diocesano de Campinas, na ocasião, cumprindo as disposições testamentárias, mandou construir o “Asilo Sant´Ana“ , posteriormente denominado “Aprendizado Doméstico Sant`Ana – Casa Sant’Ana o entregou a direção das Missionárias de Jesus Crucificado, Congregação Religiosa por ele fundada na cidade de Campinas. Na década de 1950, missionárias assistentes sociais, residentes na comunidade, foram dando rumo necessário a entidade, adaptando-se as exigências que surgiam. Nessa ocasião o nome da instituição foi alterado de “Asilo“ passou a chamar-se “Aprendizado Doméstico Sant’Ana – Casa Sant’Ana”.

Hoje

Atualmente a Casa Sant’Ana permanece no mesmo lema “acreditar e servir” idealizado pela doadora Dona Anna Pinto Freire e de Dom Barreto que fizeram surgir o primeiro “Casa Santana”. A sede permanece à rua Barão de Jaguara, 297- Centro, Campinas – SP, sendo que hoje já se expandiu e mantem mais três Unidades : Jardim Florence, Jardim Rossin e Jardim Esmeraldina.

 

Governança

A Casa Sant’Ana é constituída por Associados Fundadores, Honorários e Contribuintes.

É administrado por: Assembleia Geral, Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Colaboradores.

COMPOSIÇÃO DA DIRETORIA

Presidente: Dom João Inácio Muller

Vice-Presidente: Padre Idalírio de Oliveira Olini

1º. Secretário (a): Cássia Elisabeth Von Zuben

2ª. Secretária: Josefa Neide Menezes

1º. Tesoureiro: Antonio José Vieira

2° Tesoureiro: Elias Set El Banate Filho

 

Missão

Á luz da Doutrina Social da Igreja e do Sistema Único de Assistência Social- SUAS, buscar pessoas em condições de vulnerabilidade social, de diferentes faixas etárias, ênfase para os jovens e os adolescentes, inserindo-as em uma convivência fraterna e socializada fortalecendo seus vínculos familiares, e visando incluí-las nas Políticas Públicas, no Mundo do Trabalho e na vida social e comunitária, para o seu pleno exercício da cidadania.

Visão

Ser entidade dinâmica e acolhedora, atenta à realidade de seu tempo e do seu lugar, atuante na vida de pessoas socialmente vulneráveis, ajudando-as a responder às suas questões existenciais e a descobrir o sentido da vida, a partir de valores , de conhecimentos de formação, de instrução pessoal em contínuo processo de amadurecimento.

Valores Sociais

  • Dinamismo

  • Acolhimento

  • Fraternidade

  • Identidade

Ações

  • Atender usuários em situação de vulnerabilidade social e com dificuldades de inserção social;

  • Assegurar espaços para o desenvolvimento de valores éticos e cidadania, protagonismo social, habilidades e competências, participação coletiva;

  • Proporcionar espaços para construção de novos projetos de vida;

  • Oportunizar grupos de vivencia inclusivos;

  • Desenvolver atividades nas áreas de lazer, cultura, arte, orientação para o Mundo do Trabalho que propiciem autonomia, espirito crítico e qualidade de vida produtiva e saudável;

  • Envolver a família para o fortalecimento dos vínculos afetivos e sociais.

Atuação

A Casa Sant’Ana desenvolve projetos nas seguintes regiões de Campinas:

  • Região Noroeste

    • Unidade Jardim Florence. - Rua Lasar Segal, 230, Jardim Florence I , CEP. 13059-016 Campinas- SP.

    • Unidade Jardim Rossin. - Rua Gertrudes Moro Rossin, 524, Jardim Rossin , CEP. 13059-235 Campinas- SP.

  • Região Sul – Unidade Jardim Esmeraldina

    • Rua Ana Teles Moreira, s/n° , Jardim Esmeraldina , CEP. 13046-505 Campinas- SP.

  • Região Leste – Unidade Centro

    • Rua Barão de Jaguara, 297, Centro , CEP. 13026-199 Campinas- SP.

Finalidades estatutárias

A Casa Sant’Ana apresenta as seguintes finalidades conforme o art. 2º do seu estatuto:

Art 2º – Sua finalidade consiste em:
a) Atendimento de forma continuada, permanente e planejada, prestando serviços, programas ou projetos ou concedendo benefícios de prestação social básica ou especial, dirigidos às famílias e indivíduos em situações de vulnerabilidade ou risco social e pessoal, nos termos da Lei Orgânica da Assistência Social.
b) Desenvolver serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, conforme a Lei Orgânica da Assistência Social e o Plano Nacional da Assistência Social – PNAS
c) Desenvolver com os familiares, programas na área da cultura, saúde e educação, possibilitando um crescimento pessoal e enriquecendo as relações familiares e sociais.
d) Favorecer a criação de espaço de reflexão conjunta, com jovens, por meio de oficinas e/ou vivências de iniciação ao mundo do trabalho e orientação para aprendizagem profissional.
e) Celebrar convênios, parcerias, termo de colaboração e de fomento, campanhas, ou quaisquer outros meios adequados, sejam recursos humanos, materiais e financeiros para atender suas finalidades.