História

O Aprendizado Doméstico Sant´Ana, também denominado Casa Santana, foifundado em 02 de julho de 1931, pela Arquidiocese de Campinas. É uma Associação de Assistencia Social e Educação, com fins não econômicos, com sede a Rua Barão de Jaguara, 297, na cidade de Campinas –SP. A Casa Santana presta serviços gratuitos e sem qualquer discriminação do público atendido, de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pelo Conselho Municipal de Assistencia Social.

Como surgiu a Casa Santana?

Inaugurada em 02 de julho de 1931, por doação testamentária de Da. Anna Pinto Freire, ao Bispado de Campinas, destinava-se a “ solida formação religiosa e bem orientada formação doméstica das jovens órfãs e menores carentes, procurando “reajustá-las na sociedade”.

D. Francisco de Campos Barreto, bispo diocesano de Campinas, na ocasião, cumprindo as disposições testamentárias, mandou construir o “ Asilo Sant´Ana “ , posteriormente denominado “ Aprendizado Doméstico Sant`Ana – Casa Santana o entregou a direção das Missionarias de Jesus Crucificado , Congregação Religiosa por ele fundada na cidade de Campinas. Na década de 1950, missionarias assistentes sociais, residentes na comunidade, foram dando rumo necessário a entidade, adaptando-se as exigências que surgiam. Nessa ocasião o nome da instituição foi alterado de “ Asilo “ passou a chamar-se “ Aprendizado Doméstico Sant`Ana – Casa Santana.

Atualmente a Casa Santana permanece no mesmo lema “ acreditar e servir” idealizado pela doadora Dona Anna Pinto Freire e de Dom Barreto que fizeram surgir o primeiro “Casa Santana”. A sede permanece á rua Barão de Jaguara, 297- Centro, Campinas – SP, sendo que hoje já se expandiu e mantem mais três Unidades : Jadim Florence, Jardim Rossin e Jardim Esmeraldina.